top of page
Esquadro e Compasso Apromm.jpg
ANTIGO E PRIMITIVO RITO ORIENTAL DE
MEMPHIS-MÏSRAIM

O ANTIGO E PRIMITIVO RITO ORIENTAL DE MEMPHIS-MISRAÏM - A.´.P.´.R.´.O.´.M.´.M.´. - ORIGEM

Esta Obediência Maçônica, que comemorou em 1988 seu segundo centenário, é o resultado da fusão de dois Ritos Maçônicos, o de Memphis e o de Misraïm, realizada por Garibaldi, que foi  seu primeiro Grão-Mestre Geral. O Rito de Misraïm foi estabelecido em Veneza, em 1788. Ele deve sua  formação a Cagliostro que, segundo os registros históricos, teria constituído o Rito utilizando os Três Graus Simbólicos da Grande Loja Maçônica da Inglaterra, os Altos Graus da Maçonaria Templária Alemã e os ensinamentos das Antigas Escolas de Mistérios do Egito. Já o Rito de Memphis foi estabelecido em Montauban, em 1785, por Maçons que tinham participado da Missão do Egito com Napoleão Bonaparte, e lá teriam entrado em contato com certas Ordens Iniciáticas cujos ensinamentos vieram a integrar o Rito. Alguns dos Graus Iniciáticos destas duas Obediências vieram das antigas Obediências Esotéricas do século XVIII, tais como da Antiga e Primitiva Ordem, do Rito Primitivo dos Filadelfos, do Rito dos Irmãos Africanos, etc...

Estes dois Ritos difundiram-se rapidamente pela Europa, e muitas Lojas surgiram na França, contando com a presença de ilustres Maçons como o Conde Muraire, Soberano Grande Comendador do Rito escocês Antigo e Aceito, o Duque Decazes, o Duque de Saxe-Weimar, o Duque de Leicester e o Tenente-General, Barão de Teste, entre muitos outros.

Devido ao caráter esotérico do A.´.P.´.R.´.O.´.M.´.M.´., na França, é a Obediência onde se reúnem principalmente os Maçons de Alto Grau, pertencentes ao Grande Oriente da França e da Grande Loja Nacional Francesa.

O caráter esotérico, ocultista e simbólico desta Obediência tem atraído Maçons também de outros países, inclusive do Brasil, revitalizando a Maçonaria e resgatando o significado de seus símbolos.

O A.´.P.´.R.´.O.´.M.´.M.´. mantém-se fiel a tradição e aos princípios da tolerância e da liberdade de pensamento que fizeram dele, no século XIX, sob o Terror Branco, o refúgio e o viveiro dos Carbonários.

Atualmente a Maçonaria Universal de Memphis-Misraïm tem milhares de Membros espalhados pelos cinco continentes.

bottom of page